Clique aqui e Agende Sua Avaliação!
X
Clique aqui e Agende Sua Avaliação!

Blog

Gengiva: como evitar doenças periodontais

A má higiene oral  pode levar à perda dos dentes e a outros problemas grave. Essa falta de cuidado pode ocasionar no acumulo de bactérias sob as gengivas, que são os tecidos moles que cobrem o osso da mandíbula. Este tecido faz um selo que mantém os dentes no lugar, se você não cuidar direito há grandes chances de ter problemas no futuro.

A saúde deficiente da gengiva não é apenas um problema para os dentes. Pesquisas recentes apontam que uma saúde bucal deficiente pode estar ligada a doenças cardíacas e pulmonares, por isso é importante para todos os aspectos da sua saúde manter as gengivas saudáveis.

O progresso da doença das gengivas

A doença da gengiva, também chamada periodontite, começa lentamente e vai evoluindo com o passar do tempo. Começar a tratar esses problemas precocemente com uma boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista, pode reverter o quadro.

Dentistas classificam a doença da gengiva em três fases:

Gengivite: Esta é a fase mais jovem da doença gengival. Durante este tempo, a placa entre os dentes começa a produzir toxinas e inflamar e irritar as gengivas.

Periodontite moderada:  Quando a periodontite está nas fases leve a moderada,  ocorre uma infecção de baixo grau que está corroendo suas gengivas pouco a pouco.

Periodontite Avançada: Neste momento, os bolsos ao longo da linha da gengiva estão ficando fracos. Durante este estágio,  os dentes podem até cair.

Como evitar a gengivite?

É sempre bom prevenir qualquer problema de saúde não é? No caso da gengivite existem alguns cuidados que podem ser tomados para evitar que ela apareça:

  • Evite o estresse
  • Beba muita água
  • Não use tabaco de nenhum tipo
  • Mantenha uma dieta saudável e balanceada
  • Escove os dentes após as refeições
  • Use fio dental corretamente
  • Visite o dentista regularmente

O Diagnostico

Os sintomas são geralmente indolores, portanto, muitas pessoas possuem problemas com gengivite e ainda não sabem. Como o diagnóstico precoce é importante, é muito importante a visita ao dentista. Ele saberá identificar e já irá iniciar o processo para o tratamento da doença antes que ela se torne um problema mais grave.

A Dra Eloana Thomé é uma dentista especializada em reabilitação oral e disponibiliza aos clientes os melhores, mais tecnológicos e mais rápidos tratamentos dentários para garantir saúde e satisfação ao sorrir. Entre em contato agora mesmo e agende uma avaliação!