Clique aqui e Agende Sua Avaliação!
X
Clique aqui e Agende Sua Avaliação!

Blog

4 hábitos que podem prejudicar sua saúde bucal

Mesmo se você acha que está fazendo tudo certo referente a sua saúde bucal, pode haver hábitos que você pratica com frequência que nunca considerou estarem errados, hábitos podem parecer sem importância mas ao longo dos anos podem fazer mal! Mas não se preocupe, muitos deles são reversíveis ou envolvem uma simples mudança sua rotina. Confira abaixo algumas dicas:

1. Enxaguante bucal

O uso do enxaguante bucal em excesso pode fazer mal. Ele perturba a flora natural da sua boca e pode até mesmo causando ressecamento, promovendo assim o crescimento de bactérias! Esse produto pode alterar o pH da saliva e com o passar do tempo pode comprometer o paladar.

Caso você utiliza esse produto com frequência , tenha cuidado.  O bochecho realizado uma vez ao dia  muitas vezes já é o suficiente, mas é importante estar atento à sua composição e seguir sempre as orientações de uso indicadas por um dentista especializado.

2. Escovar com muita força

Se você escovar os dentes com muita força, você pode estar causando danos à sua boca, especificamente, suas gengivas. Com o passar do tempo esse hábito pode fazer com que suas gengivas comecem a recuar e se afastar dos dentes. Isso deixa partes sensíveis do dente e também pode torná-lo mais suscetível a infecções nas gengivas.

Este problema é agravado quando você está escovando muito com uma escova de dentes velha. Isso pode causar danos à estrutura dentária e ao esmalte, literalmente desgastando os dentes e tornando-os suscetíveis a danos e cáries. Escovar com muita força não apenas contribui para que o esmalte dentário seja removido, como também não limpa os dentes com eficácia. Quando você escova com força, normalmente você tem menos controle sobre a direção da escova, o que significa que você limpará o exterior de cada dente rapidamente, mas não o espaço entre eles.

3. Dores

A dor na boca é um sinal de que algo está errado e isso nunca deve ser ignorado. Muitos pensam que a melhor solução para a dor é o uso de analgésicos sem realizar uma visita ao seu dentista, mas essa dor pode ser causada por uma infecção ou abscesso, que podem ser bastantes graves se não forem tratados.

Outras dores, como aumento da sensibilidade à temperatura dos alimentos ou dores gerais nos dentes e mandíbula, podem significar que os dentes foram danificados e, para corrigir isso, é necessário consultar um especialista. Quanto mais cedo você fizer isso, menor será o problema (e mais fácil será consertar).

 

4. ter medo do dentista!

Por mais bobo que pareça é muito comum  as pessoas terem medo ou desconforto de ir ao dentista. Ir ao dentista não deve ser doloroso ou indutor de ansiedade… se você escolheu o praticante certo.

Encontrar um dentista de confiança é um dos melhores investimentos que você pode fazer não apenas em sua saúde bucal, mas também em sua saúde geral. Sua saúde merece um dentista comprometido em trabalhar com você a longo prazo para não apenas tratar os problemas na boca, mas para evitar que eles aconteçam.
Gostou do artigo e procura um dentista de confiança? A Dra Eloana Thomé é uma dentista especializada em preservar a saúde, o sorriso e a qualidade de vida das pessoas, a partir de um atendimento profissional, ético e personalizado. Entre em contato agora mesmo e agende uma avaliação!