× Fale Conosco
Enviar via
Ou ligue para (41) 3019-7333
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

Blocos de PorcelanaCoroa DentáriaEnxerto ÓsseoImplante DentárioLente de ContatoPrótese DentáriaZircônia
ClareamentoCoroa de PorcelanaFacetas de PorcelanaPrótese Sobre ImplanteOdontologia EstéticaReabilitação OralGeral



Blog

Eloana Thomé: Escovar os dentes

Escova de Dente: Qual é a maneira Correta de Escovar os Dentes?

Escovar os dentes é um hábito de higiene que deve ser realizado diariamente para garantir a saúde bucal e dentária. Mas você sabe qual a maneira correta de realizar a escovação?

É preciso escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, pois assim, a chance de placas bacterianas serem criadas é menor. Além disso, o ideal é que uma dessas escovações seja pela manhã e a outra no período noturno.

Dessa forma, à noite existe uma possibilidade maior das bactérias se juntarem na boca de um ser humano, como explica o dentista.

Além do mais, é preciso que as pessoas escovem os dentes depois das refeições, especialmente se o alimento for rico em açúcar (pudins, balas, entre outros). Também é recomendado que o tempo dessas escovações seja de pelo menos dois minutos.

Por essa razão, é correto afirmar que o creme dental com flúor é importantíssimo nesse processo, assim como a escova correta. E apesar de parecer algo simples, escolher a escova errada pode prejudicar muito a sua higiene bucal.

Clique e  conheça loja de produtos hospitalares!

Melhor Forma de Escovação

É recomendado utilizar um relógio no momento da escovação, pois assim será possível ter uma melhor noção do tempo que está sendo utilizado para a higienização.

Mas para fazer uma boa limpeza, é preciso fazer movimentos brandos e pequenos, sempre dando atenção à margem da gengiva e aos dentes que são mais difíceis de alcançar. Ademais, também é preciso escovar os locais que estão ao redor das obturações e das coroas.

Inclusive, quando estiver escovando os dentes, é preciso seguir o seguintes passos:

  •       Escove tanto os dentes superiores quanto as bochechas, e em seguida, os dentes inferiores;
  •       Escove a parte de dentro dos dentes superiores, em seguida, faça o mesmo com os dentes de baixo;
  •       Escove as regiões de mastigação e depois escove a língua, já que melhora o hálito e remove várias bactérias;
  •       Controle a escova em um ângulo de 45ºC e depois faça movimentos entre a gengiva e a ponta dos dentes;
  •         Passe a escova na parte dos dentes que serve para mastigar e escove o céu da boca.

Tipos de escova de dentes  mais utilizados

Escova de Dente Normal

Uma escova dental muito dura pode machucar os dentes e a gengiva, o que pode gerar problemas como dentes sensíveis e sangramentos das gengivas. Por outro lado, uma escova de dente que tem uma cabeça grande pode complicar a limpeza dos dentes traseiros, especialmente os sisos.

Por esse motivo, o ideal é pedir a recomendação de um dentista, pois avaliará o paciente e indicará a melhor opção de acordo com a necessidade bucal.

Escova de Dente Ultrassônica

Muitas pessoas têm dúvidas se é melhor escolher a escova de dente comum ou a escova de dente ultrassônica. Apesar da escova elétrica existir há mais de 50 anos, ela ainda não é uma unanimidade.

A Universidade de Sheffield, na Inglaterra, fez uma pesquisa sobre a escova de dente ultrassônica. E esse estudo assegurou que os movimentos que a escova elétrica faz são mais eficientes na hora de limpar a placa bacteriana. Além disso, também trabalha melhor no combate à gengivite.

Mas apesar de não haver unanimidade nem mesmo entre os dentistas, vários desses profissionais recomendam o uso da escova elétrica, especialmente se a pessoa tiver alguma limitação em seus movimentos.

Isso ocorre, pois as rotações elétricas tornam a escovação bem mais simples, já que o padrão de movimentos é outro.

Escova de Dente: Qual é a maneira Correta de Escovar os Dentes?
Escova de Dente: Qual é a maneira Correta de Escovar os Dentes?
Escovar os dentes é um hábito de higiene que deve ser realizado diariamente para garantir a saúde bucal e dentária. Mas você sabe qual a maneira correta de realizar a escovação?
Patrick Cardoso
Eloana Thomé