× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3019-7333
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

Blocos de PorcelanaCoroa DentáriaEnxerto ÓsseoImplante DentárioLente de ContatoPrótese DentáriaZircônia
ClareamentoCoroa de PorcelanaFacetas de PorcelanaPrótese Sobre ImplanteOdontologia EstéticaReabilitação OralGeral



Blog

Eloana Thomé: Saúde bucal e doenças cardíacas

Descubra como a saúde bucal afeta o coração

Você sabia que uma boca saudável é vital para a saúde geral? Pois é, há evidências específicas em relação ao surgimento de doenças no coração devido à falta de acompanhamento com um dentista profissional.

Um estudo realizado pelo Instituto do Coração, o Incor, verificou que 45% das doenças cardíacas têm procedências da cavidade bucal. E ainda de acordo com o Cardiômetro, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que mede em tempo real as mortes por doenças cardiovasculares, até outubro de 2019 foram registradas 314.527 vítimas no Brasil.

Além disso, a saúde bucal e as doenças cardíacas estão relacionadas devido à disseminação de bactérias, que partem da boca para outras cavidades do corpo por meio da corrente sanguínea. Portanto, quando esses agentes alcançam o coração causam inflamações.

Dessa forma, doenças cardiovasculares se desenvolvem, como:

  • endocardite;
  • infecção no revestimento interno do coração;
  • aterosclerose (artérias entupidas);
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC, que pode ser provocado por bactérias bucais);
  • infarto.

Principais cuidados

O coração é o principal músculo do corpo humano, com a função de bombear sangue pelas artérias e oxigenar nutrientes para o organismo. Por isso, deve funcionar normalmente, o que gera a necessidade de checar seu bom funcionamento com médicos cardiologistas.

Já a saúde oral é visivelmente afetada quando há sangramentos gengivais, que podem ser controlados com a higiene correta dos dentes e consultas periódicas ao dentista. Portanto, é de extrema importância evitar doenças provindas da boca.

E a seguir, algumas dicas básicas sobre os principais cuidados que devem ser tomados para evitar doenças proliferadas pela cavidade bucal, como a doença do coração:

  • Escovar os dentes diariamente, principalmente, após as refeições;
  • Utilizar o fio dental com frequência;
  • Realizar consulta odontológica pelo menos a cada seis meses, mas caso observe algo na cavidade bucal, procurar imediatamente um dentista;
  • Evitar cigarros;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Praticar atividades físicas;
  • Controlar o colesterol.

Doença Pariodontal

A periodontite está ligada ao desenvolvimento da doença cardiovascular, pois as bactérias presentes no tecido periodontal penetram a corrente sanguínea, causando diversos problemas no sistema cardiovascular. Por essa razão, ao detectar o desenvolvimento da doença relacionada à saúde bucal, o dentista pode comunicar-se com o médico cardiologista para determinar o nível de cuidados, o tratamento e o bem-estar do paciente. Assim, ambos trabalham no tratamento.

Endocardite bacteriana

Essa doença é uma inflamação que afeta as válvulas e o tecido que revestem o coração, desenvolvida pela presença de bactérias que chegam ao órgão através da circulação sanguínea. E entre os principais sintomas estão:

  • Endocardite Aguda: Febre alta, dor no peito, falta de ar, tosse, hemorragia na palma das mãos e nas plantas dos pés;
  • Endocardite Subaguda: febre baixa, calafrios, suor noturno, dor nos músculos e nas articulações, cansaço fácil, dor de cabeça, falta de ar, falta de apetite, emagrecimento, pequenos nódulos doloridos nos dedos das mãos ou dos pés, ruptura de pequenos vasos sanguíneos na parte branca dos olhos, no céu da boca, no interior das bochechas, no peito ou nos dedos das mãos ou dos pés.

Em caso de detecção desses sintomas, procure imediatamente um cardiologista. Também é importante lembrar que a prevenção é o melhor remédio, então mantenha cuidados com sua saúde bucal realizando consultas odontológicas regularmente.

Serviço
Dra. Eloana Thomé

A Dra. Eloana Thomé é especialista em Implante Dentário em Curitiba. Para tanto, a dentista tem a missão de preservar a saúde, o sorriso e a qualidade de vida das pessoas, com um atendimento profissional, humanizado e ético.

  •  Av. Cândido Hartmann 570, Sala 183, Bigorrilho – Curitiba/PR
Descubra como a saúde bucal afeta o coração
Descubra como a saúde bucal afeta o coração
Você sabia que uma boca saudável é vital para a saúde geral? Pois é, há evidências específicas em relação ao surgimento de doenças no coração devido à falta de acompanhamento com um dentista profissional.
Eloana Thomé
Eloana Thomé