× Fale Conosco
Enviar via
Ou ligue para (41) 3019-7333
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

Blocos de PorcelanaCoroa DentáriaEnxerto ÓsseoImplante DentárioLente de ContatoPrótese DentáriaZircônia
ClareamentoCoroa de PorcelanaFacetas de PorcelanaPrótese Sobre ImplanteOdontologia EstéticaReabilitação OralGeral



Blog

Eloana Thomé: Bruxismo: o que é e como tratar

Bruxismo: o que é e como tratar

Se tem algo que não conseguimos controlar no nosso dia a dia, é o período em que finalmente podemos descansar e aproveitar aquele sono necessário para recarregar as baterias. Mas você já se perguntou sobre o que ocorre com o nosso corpo nesse momento?

São várias ações que nosso organismo toma durante o período em que dormimos, desde queima de calorias até os sonhos que acometem os nossos pensamentos.

Mas uma questão importante a se analisar é como a nossa boca se comporta no período de repouso. Ao passo que um dos problemas mais graves para a nossa saúde dentária acontece neste momento. Afinal de contas, bruxismo: o que é e como tratar este contratempo?

O que é bruxismo?

O bruxismo é um transtorno que se caracteriza pela ação de ranger ou apertar os dentes. É dividido em dois aspectos:

Bruxismo noturno

O ato pode acontecer de maneira voluntária ou semivoluntária durante o sono, atrapalhando o descanso. Por ser um período em que o fluxo de saliva e a lubrificação dentária diminuem, ele pode ocasionar sons específicos, capazes de chamar a atenção de quem esteja próximo.

Bruxismo em vigília

Também denominado como bruxismo diurno, se caracteriza por um movimento bucal semelhante ao da mastigação, com a pessoa apertando e encostando os dentes em uma velocidade considerada acima do normal. Como resultado, este tipo de bruxismo surge em momentos de grande concentração ou estresse.

Sintomas do bruxismo

Os sinais referentes ao bruxismo são difíceis de serem percebidos antes de ele começar, efetivamente, a surgir. Antes que o problema se agrave e cause sérios danos à saúde bucal, é necessário se atentar aos seus principais sintomas:

  • ranger ou apertar os dentes;
  • dor na face;
  • dentes fraturados, achatados, lascados e soltos;
  • sensação de dor de ouvido;
  • desgaste do esmalte dental;
  • dor na mandíbula;
  • sensibilidade dentária aumentada.

A partir da observação desses fatores, é importante a realização de um exame específico, a polissonografia, para diagnosticar se o que o paciente apresenta é mesmo bruxismo.

Polissonografia

Exame responsável por detectar possíveis alterações do sono. Antes de tudo é importante ressaltar que a polissonografia não é realizada de maneira invasiva. Assim sendo, este procedimento vai analisar através das atividades cerebrais, musculares e respiratórias, toda e qualquer alteração ocasionada por essas modificações.

O paciente terá sensores espalhados pelo corpo que, com a ajuda de computadores, irão mapear o período de descanso corporal, afim de localizar distúrbios do sono.

Além do bruxismo, este exame também é solicitado quando aparecem outros sintomas como insônia, narcolepsia e sonambulismo.

Tratamento

O bruxismo, em si, não possui um tratamento especifico. Em contrapartida, existem alguns recursos básicos que podem complementar e facilitar a diminuição dos sintomas, como medicamentos ansiolíticos.

Mas existem algumas recomendações que o paciente pode e deve seguir para combater esse problema:

  • consultas regulares ao dentista;
  • evitar mascar chicletes ou morder pontas de objetos (como lápis);
  • utilizar placa interoclusal na hora de dormir, pois ela restringe movimentos dos músculos da mastigação;
  • prática de exercícios, pois elas ajudam a diminuir consideravelmente os níveis de estresse.

Conclusão

Em outras palavras, nunca deixe de observar possíveis sintomas ou dores decorrentes da atividade bucal, ou até mesmo se alguém se posicionar a respeito de possíveis observações. Tomar todos os cuidados possíveis é praticamente obrigatório, no sentido de evitar o aparecimento de quaisquer problemas de saúde.

Serviço
Dra. Eloana Thomé

A Dra. Eloana Thomé é especialista em Implante Dentário em Curitiba. Para tanto, a dentista tem a missão de preservar a saúde, o sorriso e a qualidade de vida das pessoas, com um atendimento profissional, humanizado e ético.

  •  Av. Cândido Hartmann 570, Sala 183, Bigorrilho – Curitiba/PR
Eloana Thomé: Bruxismo: o que é e como tratar
Eloana Thomé: Bruxismo: o que é e como tratar
Os sinais referentes ao bruxismo são difíceis de serem percebidos antes de ele começar, efetivamente, a surgir. Antes que o problema se agrave e cause sérios danos à saúde bucal, é necessário se atentar aos seus principais sintomas.
Eloana Thomé